domingo, 27 de janeiro de 2013

A poderosa armadura de Deus






Nos tempos antigos, os cavaleiros vestiam armaduras para se protegerem nas batalhas. A Palavra de Deus nos diz que se vestirmos a armadura de Deus, ela nos protegerá.
Como é essa armadura? É uma proteção espiritual que Deus dá aos que creem Nele. Ele nos dá o capacete da salvação - a dádiva do amor de Deus que nos livra dos nossos pecados. Um escudo da fé na Palavra de Deus e em Suas promessas para nós. Uma couraça de justiça, uma proteção da verdade. Sapatos próprios para pregarmos o Evangelho da paz. E por fim, Ele nos deu a espada do Espírito, que representa a Palavra de Deus.
Essa armadura e essas armas nos ajudam a ser seguidores fortes de Jesus. Podemos usá-las para vencer as tentações, os pecados e ajudar aqueles cuja fé precisa ser fortalecida. O Espírito de Deus é poderoso!!!



Incentivo:


Vista-se como um cavaleiro.
Use o que encontrar em casa para fazer sua armadura e aprenda a seguinte rima para recitá-la com coragem:

Deus me deu uma armadura
Nada tenho a temer
Minha alma está segura 
E com Ele vou vencer!!!!



Dinâmica  ''A armadura de Deus''

Material necessário:
  • Bíblia de capa dura
  • 6 balões infláveis
  • 3 alfinetes com cabeça colorida
  • almofada de alfinetes
  • barbante


Instruções:

Encha os balões, amarre o barbante de um lado a outro da sala ou entre duas cadeiras e pendure nele os balões inflados.
Espete os alfinetes na almofada.

Mensagem:
 Leia Efésios 6,10-17 e fale sobre a armadura cristã.
Os balões representam a vida das crianças cristãs.Alguns estão equipados com a armadura de Deus e alguns não. Iremos falar especialmente sobre a armadura da fé. ( v.16)
Satanás tem muitos alfinetes inflamados.( mostre a almofada com alfinetes). Este é um alfinete que ele sempre usa.


1° balão: Desânimo

'' Você não pode viver a vida cristã'' ele diz. Quando uma pessoa insiste nesse pensamento, está se esquecendo do texto bíblico escrito em  Hebreus 13,5 : '' Não te deixarei, nem te desampararei''. Ela se esquece de usara a armadura da fé.( mostre o alfinete e em seguida fure o primeiro balão).

2° balão: Desânimo

(Utilize o mesmo alfinete, mostre-o para o grupo e use a mesma temática). Mas este cristão embora desanimado, lembrou-se do texto bíblico escrito em Hebreus 13,5. Ele usou a armadura da fé ( mova o alfinete na direção do balão, mas coloque a bíblia entre ele e o balão, como armadura).


3° balão: Palavras rudes

( pegue outro alfinete). Embora alguém fale palavras rudes para uma pessoa, ela se lembra de '' vencer o mal com o bem''( Romanos 12,21). Ela usou a armadura da fé ( mova o alfinete na direção do balão, mas use a bíblia como escudo).


4° balão: Palavras rudes

( use o mesmo alfinete). Essa mesma pessoa não ora e não lê a bíblia com frequência, portanto, está sem a armadura ( fure o balão com o alfinete). Quando ouve palavras rudes, fica irado e retribui no mesmo nível. Os alfinetes de satanás encontra outra vítima.

5º balão: Segundo lugar

Algumas vezes, na escola, na igreja, ou em alguma outra atividade, alguém é escolhido em vez de você. Você fica em segundo lugar, porém, acredita que poderia fazer melhor do que a pessoa escolhida. ( escolha ouro alfinete). Satanás tem um alfinete para você nesse momento, mas se estiver usando armadura da fé ( Romanos 12,21), o alfinete não poderá feri-lo ( repita a mesma ação usando a bíblia como escudo).


6° balão: Segundo lugar

( Use o mesmo alfinete). Talvez outra pessoa seja escolhida para cantar, quando você sabe cantar melhor, mas o alfinete de satanás não pode feri-lo ( faça o movimento de furar o balão, mas atinja a ''armadura'', a bíblia) pois, você está forte no Senhor, vestido com a armadura de Deus e permanece firme contra as ciladas ( enganos ) de Satanás. ( Efésios 6,10-11)


Reflexão


A bíblia é a nossa única proteção quanto aos ataques de Satanás. É a maneira que Deus nos mostra como devemos nos proteger dos perigos, tristezas, brigas, desobediências, inveja e muitas outras tentações.Quando a tentação nos assalta, devemos sempre buscar na bíblia os conselhos divinos. Confiando no poder de Jesus e na promessa que Ele fez  de sempre estar ao nosso lado e nos fortalecer, estaremos usando a ''armadura da fé'' e seremos vitoriosos .




Fonte: Texto e incentivo retirado do livro ''  5 minutos Explorando a bíblia''
Katiuscia Giusti e Sabine Rich
A dinâmica foi retirada da net.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário